sábado, 13 de fevereiro de 2016

Retorno das atividades do Ser Âmica

Eba!!! Voltamos. Depois de férias merecidas, o projeto Ser Âmica está de volta. Confesso que o barro fez falta. Não mais que os alunos. Saudade de cada um com o seu sorriso e jeito especial de ser.
Impressionante como até o olhar nas fotos é diferente. O único momento, que sinto sorrir com o coração ao estar diante de uma câmera. Obrigada a Panco por mais um ano de parceria e pela oportunidade de conhecer tantos jovens maravilhosos e super talentosos.
Faltaram muitos alunos. Férias é sempre assim. Agora, no dia a dia, vamos voltar às atividades e aos poucos resgatar os nossos artistas.



Além de talentosos, lindos, né? Vejam o olhar sedutor de cada uma: May, Nathy, Nay, Maria Fernanda e Yasmin. A professora arrasa sempre, né? Risos.



Difícil manter a pose...kkk.



Primeiro dia de aula da Maria Fernanda.



A mãe e a avó vieram ver o trabalho da Maria Fernanda.







E mãos a obra.





Yasmin e sua fruteira rasgada.



Lixar as peças é sempre um trabalho árduo.









Oh dó! Deste prato escrito love só ficará a foto, pois a Yas o quebrou na hora de lixar.





Detalhes da Yasmin.



Mari e Yas. Assim o fofurômetro explode, não é mesmo?



Mariana e seu sorriso encantador.



Gente, que covinha mais charmosa é esta a da Mari? O prato dela ficou lindo, mas este sorriso ofuscou a peça. Risos.



O mo Deuso, que bravinha!!! Risos. Será que o make a base de pó de argila da Mari pode virar moda? kkk.





Nossa linda artista Nayara e sua fruteira esmaltada em laranja e verde jade. Sim, as bolas brancas ficarão alaranjadas e o cinza, verde. Logo, logo, mostraremos o resultado e a transformação mágica das cores após a queima.







Ela acolhe aos alunos de forma muito fraternal. Um doce de pessoa.







Até sem sorrir a Nay sorri...kkk



Ai, gente, que eu não aguento. É muita lindeza, né? Milena, feliz com a volta às aulas do projeto.



E a Mi, que tinha peças biscoito prontas, aproveitou para esmaltar.





Julia com seu sorriso fofo.



...e seu prato lindo.





Este é um aluno super dedicado. Em pouco tempo de projeto já tem mostrado domínio de muitas técnicas. É ele, José Vinicius.













Katarina, que entrou ao final do ano e voltou com um monte de peças prontas, para lixar. Os alunos não gostam muito desta fase do processo. Mas, é necessário passar por ela.







Marquinhos, que prefere tirar foto do que fazer cerâmica. Ele é muito sincero: diz que gosta da máquina fotográfica e que se sente mais a vontade nos cliques do que lixando as peças.







Lindeza da pro, Bia que está craque na lixa e tem perdido poucas peças, pois entendeu que nesta fase, é preciso concentração e disciplina. Não dá para conversar e lixar. É preciso silêncio e paciência oriental.









Carol, toda linda e sorridente.



Também lixou as suas peças com cuidado e não as quebrou.





João Pedro, que também entrou após o início do projeto, mas já está super próximo de nós. É muito prestativo e tem feito peças lindas.









João Pedro e Carlos Vinicius. Quase uma dupla sertaneja. (Só que não). Risos.



Carlos Vinicius super concentrado.







Grabriel, Bil, como ele assina as suas peças. Sorridente, mas não gosta de lixar as suas peças. Deixou um prato para a próxima aula. Estou de olho, heim?









Fila na plaqueira. O jeito é aguardar o colega terminar, né?



Gabriel Geremias. Este aluno é super concentrado e tem se mostrado um exímio artista. Impressionante o acabamento das peças dele.









Thiago, um dos nossos alunos mais antigos de Artur Alvim. O moço está crescendo e se mostra cada dia mais inteligente.



Thi ouviu a notícia...



...e ficou passado!!! Risos.





Daniel. No silêncio e paciência oriental, o Dane tem modelado peças maravilhosas. Fico super orgulhosa ao vê-lo se desenvolver a cada dia.







Nathy. Gente, esta criança me encanta. Está cada dia mais linda. Impressionante a desenvoltura da Nathy ao falar e se posicionar. E olha que ela tem apenas 12 aninhos, viu? Com certeza, será destaque por onde passar. 









Mayara, que mesmo completando a maioridade, quis continuar no nosso projeto. Um orgulho, pois chega quietinha e mostra como aprendeu a técnica da modelagem ao fazer as suas peças impecáveis.





Ateliê em franca produção. Foi bacana observar o processo de cada aluno. Alguns mais desenvoltos e outros ainda tímidos. Alguns independentes e outros inseguros. Esta observação foi importante para ver qual aluno ainda precisa da intervenção da professora ou dos monitores e quem está pronto para ser o nosso próximo monitor. 




























Conversa com a professora antes de inciarmos os trabalhos e de como poderão aproveitar ao máximo a volta do projeto, para produzir e colher o melhor resultado possível.
O que será que a professora tem nas mãos?


Agora falando sério, a professora olhou atenta cada peça dos alunos. Tanto os que tinham peças de 2015 para darem acabamento, como dos que produziram peças novas.
Adoro estar neste processo de orientação. Em breve a fundamentação científica que farei na minha pesquisa, comprovará os benefícios do barro no trabalho ligado a crianças e adolescentes.
Este trabalho, precisa ser divulgado, para que outras pessoas possam, quem sabe utilizar a arte como recurso terapêutico e ajudar a tantas vidas, como tem sido com o projeto Ser Âmica.








Calma pro!!! Respira. 1,2,3. Será que era isto mesmo, calma para não chorar ao ver a peça quebrada ou a professora estava dormindo em pé? Risos. Façam suas apostas...Hehehe.


Conversa com a mãe e avó da Maria Fernanda, para explicar como funcionam as aulas do nosso projeto.


Serginho na sua função de monitor, orienta e ajuda aos alunos.





Assim como a Joice, que verifica cada cantinho lixado pelos nossos artistas. Esta monitora é um orgulho ao nosso projeto.














Já iniciamos as atividades em 2016 com a captação de imagens e detalhes que precisam ser registrados para guardarmos como referência para pesquisa e para a posterida. O nosso fotógrafo, Fabio Queiroz, sempre nos surpreende com fotos mágicas.

























































E aí está ele, Fabio Queiroz. Ai, que medo!!!



Só que não...kkkkk.


Nenhum comentário:

Postar um comentário